ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Teoria da Pro$peridade

A Renascer em Cristo é uma igreja fundada sobre três principais pilares: a “teologia da prosperidade”, o expansionismo doutrinário e a música. São esses os três elementos principais que atraem, principalmente, multidões de jovens de classe baixa e classe média para as centenas de unidades dessa igreja, criada oficialmente em setembro de 1990. Pode-se dizer que a Renascer é “uma igreja de jovens”.
[…]
A “teoria próspera” é, em parte, baseada na aliança que Deus fez com os homens: “Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade” (Gên, 17,7). Tal aliança é depois reforçada por Cristo quando diz nos Evangelhos: “Buscai e achareis (…), pede e recebereis(…), bate e abrir-vos-á” (Lc, 11,9). As frases são consideradas uma garantia de que todos podem ter aquilo que realmente quiserem com fé.
[…]
O segundo pilar da igreja é sua política expansionista, de fazer inveja a conquistadores da Idade Média. Desde 90, ela não pára de crescer: em número de unidades, em número de fiéis e também em volume de encrencas. O dinheiro, claro, vem do rebanho e da venda de produtos e CDs. A Renascer está sempre pedindo dinheiro aos fiéis. Seja para erguer uma imensa antena na Paulista, seja para pagar os aluguéis atrasados dos templos da zona norte, seja para pagar as custas do processo a que seus líderes estão sendo submetidos agora.
[…]
Por fim, o terceiro e não menos importante pilar dessa igreja é a música. A Renascer investe pesado na formação de músicos clássicos, mantém uma competentíssima orquestra completa (com coral de até 80 vozes) e usa de todas as formas a música, em alto volume, durante seus cultos.
[…]
A música –gospel– é a chave por trás de tudo, o elemento catalisador de emoções nos rituais da Renascer. As letras e as melodias –quase todas em tons maiores e com variações sempre melodiosas– visam tocar a sensibilidade do fiel

Posts Recentes | Recent Posts:


Comments are closed.


RECOMENDADOS: