ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

II COLÓQUIO SOBRE O PENSAMENTO JAPONÊS

頭:

O II Colóquio sobre o Pensamento Japonês, organizado pelo Grupo de Estudo sobre o Pensamento Japonês e pela Fundação Japão, tem como objetivo continuar o diálogo entre o pensamento ocidental e oriental, iniciado em 2006. O evento acontece, gratuitamente, dia 15.12 (sábado), das 9h às 16:30h, no Espaço Cultural Fundação Japão

Desta vez, o fio condutor das discussões será o problema da superação do niilismo, relacionado com os diferentes usos da linguagem, em particular, com a oposição entre a linguagem objetificante, característica da metafísica e da ciência ocidental, e a linguagem não-objetificante da poesia e do pensamento que Heidegger chamou de meditativo.
Tendo como base a filosofia do pensador contemporâneo japonês Kitarô Nishida (iniciador da Escola de Kyoto), o I Colóquio sobre o Pensamento Japonês: “Um encontro Ocidente-Oriente: o legado da Escola de Kyoto” aconteceu em setembro de 2006. Um dos principais aspectos da obra de Nishida é tentar dizer a experiência japonesa do mundo e do si-mesmo numa linguagem similar a que é empregada pela metafísica ocidental, mesmo com diversos problemas, apontados pelos colaboradores mais próximos do filósofo, entre eles Shin’ichi Hisamatsu.

Programação

9h
Palestra: Recepção e Diálogo
Prof. Dr. Antonio Florentino Neto

10h
Palestra: Vontade de Nada, Ressentimento, Niilismo e sua Superação: notas sobre a interpretação por Nietzsche das relações entre o budismo e esses temas
Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior

11h
Palestra: O Erro de Eisenstein: aspecto do olhar cinematográfico na conversa Ocidente-Oriente
Prof. Dr. Sérgio Basbaum

13:30h
Palestra: As Noções de Finitude e de Impermanência: diálogo entre Heidegger e Dôgen sobre o tempo
Prof. Dr. José Carlos Michelazzo

14:30h
Palestra: A Linguagem na Proximidade do Nada
Prof. Dr. Vagner Sassi

15:30h
Palestra: Da Quadrindade ao Vazio
Prof. Dr. Zeljko Loparic

Perfil dos participantes

Dr. Antonio Florentino Neto
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim com a tese “A Recepção do Pensamento Chinês na Filosofia Alemã”.

Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), doutorado (1988) e pós doutorado (1994) pela Freie Universität Berlin (1988), e pós-doutorado pela Universidade de Viena (1998). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas.

Prof. Dr. Sérgio Basbaum
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, formado em Cinema pela ECA-USP, tem desenvolvido pesquisa interdisciplinar envolvendo as relações entre arte, tecnologia, percepção e cognição. É professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e é autor de Sinestesia, Arte e Tecnologia.

Prof. Dr. José Carlos Michelazzo
Mestre em Filosofia pela PUC de São Paulo. Doutor em Filosofia pela UNICAMP. Autor do livro: “Do um como princípio ao dois como unidade – Heidegger e a reconstrução ontológica do real”. Membro da Sociedade Brasileira de Fenomenologia.

Prof. Dr. Vagner Sassi
Doutor em Filosofia pela PUC-RS e licenciado em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. É professor na UNIFAE, Centro Universitário Franciscano do Paraná. Desenvolve pesquisas nas áreas de ética, filosofia antiga e diálogo entre cristianismo e zen budismo.
Prof. Dr. Zeljko Loparic
Mestre em Filosofia pela Universite Catholique de Louvain (1965), doutor pela mesma universidade (1982) e pós-doutor pela Universität Konstanz (1987). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Rio Grande do Sul e da Universidade Estadual de Campinas.

Serviço:

II COLÓQUIO SOBRE O PENSAMENTO JAPONÊS
Niilismo e Linguagem

Data: 15 de dezembro (sábado) de 2007
Horário: das 9h às 12h e das 13:30h às 16:30h
Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av. Paulista, 37, 1º andar
Entrada gratuita
É necessário efetuar inscrição prévia.
Favor enviar nome completo e e-mail para:info@fjsp.org.br
Acesso para portadores de necessidades especiais

Posts Recentes | Recent Posts:


Comments are closed.


Compre meus livros na Ugra Press: