ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Mãe, olha eu na TV

Quer me ver pagando mico na TV? então liga hoje às 21h no Canal Brasil pra me ver dando depoimento na série FUMANDO ESPERO. fui na PUC outro dia ver esse documentário muito bom sobre vários aspectos do fumo.

ele mistura os estilos de Michael Moore [investigação, contexto histórico e denúncia, mas sem o histrionismo dele] e Morgan Spoorlock [a diretora Adriana Dutra aparece como cobaia na tentativa de parar de fumar].

após a exibição houve um debate entre a a platéia, a carioca Adriana e as representantes da Aliança de Controle ao Tabagismo. há um momento triste no filme em que produtores de tabaco no Sul contam como é difícil a vida e como às vezes o suicídio do dono da fazenda é a saída pra quitar as dívidas da família que as produtoras de cigarro geram através de subsídios que se mostram uma armadilha.

alguém comentou que isso era motivo pra muita gente se comover e parar de fumar. eu fiz umas perguntas, falei que “toco na noite” como DJ [eu sei que o termo é ridículo, me dá um desconto], que estava adorando a proibição de fumo em lugar fechado e que achava difícil fumantes se comoverem com a história das famílias porque o vício em nicotina é muito forte e precisou a lei ameaçar o bolso pras pessoas se tocarem.

aí me convidaram pra dar depoimento na versão seriada pra TV do documentário, com cada episódio focando um dos temas. sim, o meu é “Fumantes Passivos” [pode rir] e eu comentei na frente de um bar como era tocar antes da Lei Antifumo passar e depois [o documentário foi finalizado antes de a lei paulista entrar em vigor e queriam deixar ele mais completo].

a Adriana e seu câmera da produtora Inffinito foram muito legais e espero que eu não fique muito ridículo na edição, haha. aí embaixo tem a descrição do episódio e o horário de reprise. pelo que ela me contou parece que no começo de 2010 deve sair em DVD.

algumas pessoas já me disseram que tá rolando uma chamada em que apareço… já tô com vergonha há dias por antecipação, hehehe. se alguém conseguir ver e gravar me avisa, porque no nosso plano na NET em SP não temos o Canal Brasil [um dos meus favoritos da grade, diga-se de passagem].

agora falando sério, se você quiser levar ao documentário à sua faculdade, dá uma olhada no site do filme pra entrar em contato com a produção.

essa é uma iniciativa bem legal porque contrapõe as campanhas veladas que as produtoras de tabaco estão fazendo nas universidades, escondendo-se atrás de “debates jovens”.

Fumando Espero – A Série

Fumantes Passivos (2009) – BR

A eterna briga entre fumantes e não fumantes ganha força a cada nova lei de restrição ao uso do cigarro. O público conhece os danos sofridos pelos fumantes passivos, além de ser apresentado a um panorama extenso acerca das novas regras e estatutos.

Horario(s): duração: 25 min
25/11 – 21:00
29/11 – 10:30

Direção: Adriana L. Dutra

Posts Recentes | Recent Posts:


Comments are closed.


RECOMENDADOS: