ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Pesquisando sobre teclados dobráveis – ou “buscando foco através do consumismo”

no meu trabalho do dia-a-dia e em frilas eu geralmente sento e escrevo, sem problema. mas pra fazer roteiros de HQ preciso de muito mais foco e disciplina, além de um mínimo de distração.

escrever no laptop é uma beleza mas eu perco muito tempo no Twitter [a sala de chat mais lenta do mundo \ o reader mais rápido do mundo], em sites de notícia, no Youtube – e nesse nem é pra pesquisar. preciso estar mais fora de casa pra mudar de ares – ir pra Colméia não conta, porque lá só vou pra escrever o Orkut Ao Vivo e é longe pra cacete [1h de ônibus da minha casa em São Paulo].

sair pra escrever em caderninho é a melhor opção que conheço pra ter foco. e qualquer caderninho mesmo, Moleskine é coisa de quem curte superioridade elitista de marca. basicamente quem escreve de verdade só precisa de papel e caneta, Moleskine é uma ostentação desnecessária.

várias idéias legais de HQ, contos inteiros e às vezes pedações de roteiro saíram assim. tudo vomitado no papel – usando a arte arcana da escrita – e depois organizado e refinado no laptop quando volto pra casa. tem uma espontaneidade que nenhum outro método vai me dar. mas em termos práticos é melhor pra mim com anotações, fazer roteiros completos assim são dois trabalhos quando eu quero ter um.

então coloquei na cabeça que preciso de um teclado dobrável pra escrever fora de casa sem carregar uma mochila com laptop. esquema “Warren Ellis de manhã no pub”, que o Márcio Massula emulou muito bem aqui. mas esse teclado SU-8W da Nokia [já fora de catálogo] não parece funcionar direito com celulares Android. nem sei que build tem no meu Samsung Galaxy Ace [que chamo na minha cabeça carinhosamente de “Motherbox”], e não quero mexer no sistema operacional.

uma opção seriam talvez os teclados USB de silicone. mas além de eu precisar de um adaptador pra porta da Samsung não sei se daria certo e se a bateria do telefone aguentaria. meio nebuloso. esse Mini da Naztech, do tamanho de um iPhone 4, deve funcionar que é uma beleza, mas na prática deve ser ridículo porque parece permitir que se digite apenas com os dedões. e quero fugir justamente da “tendinite de gamer” que digitar na tela do celular provoca.


o melhor esquema parece ir na direção do teclados Bluetooth dobráveis. perdi um tempo ontem fuçando a respeito [sim, foi um sábado agitado]. o Freedom Pro parece bom, mas muito grande pra carregar e não achei nada sobre ele parear com o sistema Android. um trambolhão, preciso de algo que caiba no bolso – senão melhor pegar logo um netbook…

a melhor e mais prática opção que vi até agora é o Stowayay da iGo, que se dobra todo como um Transformer e parece caber fácil no bolso. parece ser fácil usar e dar a mobilidade e rapidez que tô precisando. o primeiro ponto negativo é ele ficar com as duas pontas sem apoio, como asas abertas, e aparentemente não dar muita estabilidade se você não está com as duas mãos apoiadas nele. e segundo é ele só funcionar com Android se você instala um aplicativo [ou dois] que faz os dois dispositivos se acharem e se parearem. talvez precise dar 3 pulinhos e fazer um trabalho de macumba também, mas tudo pelo foco adquirido através do consumismo.

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

Larga o celular!
Como vai ser o tempo amanhã?
Boa noite, Futurama #fb - tag
Pergunta pertinente

5 Responses to “Pesquisando sobre teclados dobráveis – ou “buscando foco através do consumismo””

  1. Massula says:

    Os limites do Twitter fizeram com que eu não me explicasse direito: o su-8w até funciona com o Android (o meu é um Galaxy Tab/Android 2.2). O problema é que o layout do teclado é tão alienígena que você simplesmente não vai conseguir acentuar nada com ele. Mas a verdade é que não pesquisei muito a fundo essa história. Então, pode ser que haja alguma gambiarra para fazê-lo funcionar corretamente.

    A Bia Kunze conseguiu algo parecido, mas com um iPhone:

    http://www.garotasemfio.com.br/blog/2010/07/05/dica-acentuando-no-iphone-com-teclado-bluetooth-da-nokia

    E o Ellis também usa um su-8W (mas ele escreve em inglês, então acentuar não deve ser um problema para ele).

    Esse da iGo é legal mesmo, mas não sei se ainda fazem.

    Se você estiver com espírito de aventura, pode tentar alguma coisa lá no http://dealextreme.com

    Não há muita coisa, mas encontrei essas opções:

    http://www.dealextreme.com/p/msi-bk100-universal-bluetooth-keyboard-foldable-6443

    http://www.dealextreme.com/p/foldable-universal-bluetooth-keyboard-for-cellphone-pda-pc-1-aaa-34724

    http://www.dealextreme.com/p/compact-foldable-69-key-usb-keyboard-for-pc-tablet-pc-notebook-black-54365

    http://www.dealextreme.com/p/compact-foldable-69-key-rechargeable-bluetooth-wireless-keyboard-set-black-50291

    E, caso queira ficar bem coolzão, lhe informo que mouses bluetooth também funcionam no Froyo (o Android do Galaxy Tab e do Ace).

  2. hectorlima says:

    brigadão, Massula!

  3. Casa Ronald McDonald says:

    Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
    Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
    Abraços

  4. hectorlima says:

    achei muito grande esse pra levar no bolso, hehe, mas vai que rola, né…

    valeu, Massula!


RECOMENDADOS: