ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Inkshot – cancelada na IDW, acolhida no Brasil

talvez você tenha notado que há tempos não falo da INKSHOT, a coletânea de novos autores brasileiros de HQ que organizei. seu lançamento pela editora IDW estava marcado para o dia 12 de Janeiro nos EUA – até pouco tempo esta página aí da Amazon exibia o livro de 264 páginas em pré-venda. mas não mais.

nos meses que antecederam o lançamento fiquei perguntando pro editor americano, Joe Pruett, se tinha mais informações, se tinha o “order code” – o código gerado pela distribuidora Diamond para os leitores e lojistas interessados reservarem o seu, afinal até ISBN já tinha faz tempo. e nada. passou a NY Comicon e nenhuma menção no painel da editora. até que veio o email com as más notícias, que encaminhei para todos os colaboradores.

foi um baque mas – infelizmente – compreensível. se você acompanha as notícias sobre o mercado americano de HQs sabe que 2011 foi um ano ruim para as vendas de HQ em geral nos EUA, e a IDW pra se resguardar resolveu não apostar no projeto. além de suas publicações autorais, a editora tem uma linha de HQs licenciadas de filmes e seriados [com títulos como STAR TREK, TRANSFORMERS, DOCTOR WHO, GI JOE, TARTARUGAS NINJA etc] e é nesses que ela vem apostando mais.

a INKSHOT sairia pela IDW através do Desperado, selo que dá continuidade à antiga editora de Joe Pruett – que tem lançado nesse esquema vários artbooks de desenhistas clássicos. ele realmente fez o que pôde pelo projeto ali dentro porque adora antologias – editou a NEGATIVE BURN ao longo dos anos 90. o problema é que antologias de quadrinho são uma venda mais difícil que graphic novels.

apesar disso eu não abandonei a publicação no exterior – teoricamente o Joe deu uma força enviando o boneco pra um editor bem interessante. vamos ver.

mas sai um editor e entra outro: a notícia boa é que praticamente do nada, um pouco depois dessa recusa, uma editora brasileira se mostrou muito interessada em lançar a INKSHOT por aqui no segundo semestre. falo mais sobre isso quando tivermos os últimos dados fechados, mas assim como os autores estou bem feliz com essa novidade! o tiro de nanquim ainda vai acertar muita gente.

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

Investigadores se estranham na metade do roteiro de BARÃO MACACO #2
Laerte e eu na contracapa de CIRANDA DA SOLIDÃO, maior honra
O bonde do BARÃO MACACO vem chegando
O #cenahq segue no Teatro da Caixa até Dezembro, com reprises na #gibicon

4 Responses to “Inkshot – cancelada na IDW, acolhida no Brasil”

  1. Sucesso para vocês com essa nova editora!

  2. hectorlima says:

    obrigado!

  3. Alistair says:

    Hector. Well here’s hoping everything will go OK. Is it going to be in English or Portuguese?

    • hectorlima says:

      thanks, Alistair!
      the Brazilian edition will be in Portuguese.


RECOMENDADOS: