ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Jack Kirby aparecerá em ARGO, filme novo de Ben Afleck sobre missão maluca – e real – da CIA

ARGO é um filme sobre a missão maluca da CIA em 1979 / 1980 para resgatar seis diplomatas no Irã, envolvidos em uma famosa crise de reféns que se estendeu por mais de um ano. resumidamente: Antonio J. Mendez, um dos homens por trás da operação, teve a ridícula mas brilhante [ou brilhantemente ridícula] idéia de fazer o oposto de uma missão secreta. ele inventou a produção falsa de ARGO – um filme de Ficção Científica canadense – para resgatar os diplomatas no país islâmico. GUERRA NAS ESTRELAS, sucesso imenso de 1977, foi parcialmente filmado na Tunísia, então não pareceria coisa do outro mundo.

Mendez conseguiu um roteiro de gaveta com John Chambers, maquiador de PLANETA DOS MACACOS, e designs de Jack Kirby para uma adaptação de SENHOR DA LUZ [LORD OF LIGHT], psicodélico livro de Roger Zelazny que tem vários elementos cósmicos e filosóficos em comum com a obra do Rei.

os designs, alguns no fim deste post, incluíam até um parque temático. uma pena que a adaptação não foi pra frente, mas ajudou a compor a jogada – explicada em maiores detalhes nesse artigo do Comics Alliance – que Ben Afleck agora retrata em filme produzido por George Clooney. este já virou especialista em dirigir ou produzir filmes sobre questões de Mídia e Política. falta um cara assim no Brasil, já que casos bizarros não faltam também.

em ARGO o desenhista será vivido por Michael Parks [o xerife Earl McGraw, personagem que de vários filmes de Quentin Tarantino] e galã dos anos 60 que virou operário-padrão do Cinema e da TV.

Jack Kirby, falecido em 1994, foi junto de Stan Lee o co-criador de metade do Universo Marvel [e, no seu caso, vários grandes conceitos da DC]. o gênio tem sido citado bastante recentemente por causa da estréia do filme VINGADORES. a luta de sua família pelas artes originais do Rei dos Quadrinhos e pelos direitos autorais de vários personagens é provavelmente uma batalha perdida e em alguns pontos incoerente. mas muita gente com razão se incomoda ao ver apenas Stan Lee receber os louros. li no Twitter alguns gringos falando em boicote ao filme por conta das injustiças sofridas por Kirby. eles provavelmente já assistiram a VINGADORES umas 3 vezes…

independente disso o mais importante – acredito eu – agora é o reconhecimento que a memória e influência de Kirby não têm na Cultura Pop fora do nicho de Quadrinhos. passe 5 minutos dando scroll no blog Kirby Dynamics pra sua cabeça começar a viajar e explodir com as artes, designs, composições e narrativas visuais. não acho que uma ponta em filme vai resolver isso, mas quem sabe mais gente em Hollywood se interessa pela figura do artista e resolve fazer um filme sobre sua vida. gente bem menos importante pras Artes já teve destaque bem maior. os Quadrinhos e a memória do Rei merecem mais.

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

Dark Shadows - Tim Burton a um passo da Família Addams
Woody Allen brinca de Robert Altman no trailer de TO ROME WITH LOVE
Trailer do novo EVIL DEAD vai te fazer pegar o balde
Periguetes da Disney aprontando muita confusão no trailer de SPRING BREAKERS

Comments are closed.


Compre meus livros na Ugra Press: