ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Por que CINQUENTA TONS DE CINZA é um sucesso?

Rob Kim, Getty Images
foto: Rob Kim, Getty Images

como pode CINQUENTA TONS DE CINZA, uma fanfic de CREPÚSCULO que foi reescrita como o suspense sadomasoquista entre Christian Grey e Anastasia Steele ter virado um sucesso de vendas nas livrarias? pelo mesmo motivo que a saga de Bella e Edward atingiu tantas menininhas: a fantasia do príncipe encantado e seu beijo / primeira relação sexual proibida, ainda que nesse último caso com uma roupagem mais adulta e violenta, em que o desvirginar é uma relação sexual mais apimentada – e de submissão emocional quase doentia.

uns dizem que é prosa massificada para balzaquianas cujo casamento estagnou – ou estão sem muita atividade sexual -, outros que é uma porta de entrada [ainda que capenga] para um mundo novo de sensações. e que isso é positivo do ponto de vista social. foi o que tentou desvendar essa matéria do Geek Out, blog nerd da CNN, com os depoimentos que colheu. alguns bem interessantes.

Brett Easton Ellis, de PSICOPATA AMERICANO, andou fazendo campanha informal no Twitter pra escrever a inevitável adaptação pro Cinema, e numa brincadeira de produtor jogou nomes legais: David Cronenberg pra dirigir e Ryan Gosling com Scarlett Johansson pra estrelar. a Universal, em parceria com a Focus Features, já comprou os direitos e cuida do projeto como uma propriedade intelectual pra atingir mulheres de 25 a 65 anos, não um filme isolado.

seria essa a consagração dos romances eróticos de banca no estilo JÚLIA? exploração das Twilight Moms e suas ansiedades cotidianas? o Sado-Masoquismo [light ou não] vai entrar no Insconsciente Coletivo de novo? já ouvi que CINQUENTA TONS DE CINZA é um baita fast-food mal-escrito [e que a autora inglesa E. L. James quer refazer se puder], que a Anastasia tem 22 anos mas fala e age como se tivesse 16 e faz metáforas de uma senhora, que o Christian tem 27 e fala como um homem de 46, tem cenas como [spoiler!] a de absorvente sujo sendo arrancado com os dentes, entre outras passagens hilárias.

não li ainda, não sei se vou. gostaria de ter traduzido, imagino ter sido um trabalho divertido. deve ser no mínimo interessante, como toda história de vida dupla e submundo secreto. que as leitoras que curtiram [o couro] não parem na visão pasteurizada da coisa, seja na fuga literária ou na prática física… a prática de ler livros bons já seria o bastante.

atualização - resenha do livro em vídeo:

cinquenta-tons-de-cinza-livro inquenta-tons-mais-escuros-livro cinquenta-tons-de-liberdade-livro

link da matéria via @deniscp

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

Biblioteca básica: livros sobre roteiro para Cinema e TV
Thurston Moore entra pra banda de Death Metal CREPÚSCULO
Sasha Grey vem lançar romance erótico no Brasil em Agosto
A produção de Literatura de Fantasia no Brasil está a todo vapor

4 Responses to “Por que CINQUENTA TONS DE CINZA é um sucesso?”

  1. Luiz Augusto Estache says:

    massa mesmo é o Marcelinho lendo essa coisa aí

  2. Ingrid Vigel says:

    Para quem gostou (ou até mesmo para quem não curtiu) do “50″ existe um livro nacional que atrevo dizer ser bem mais legal: “REDES SENSUAIS”. http://WWW.FACEBOOK.COM/REDESSENSUAIS. – Voces acharão “Redes” muito mais excitante (e plausível) que o “50″. A história reflete isso que acontece todos os dias, isto é, pessoas se encontrando no real e no virtual através da internet. Apesar da falta de marketing, o livro compensa pelo jeitinho mais “nosso” sem entretanto cair no lugar-comum ou abaixar o nível apesar do alto conteúdo erótico. Gostei e recomendo efusivamente!

  3. noemia says:

    seria uma boa alguem fazer uma compilacao de 50 livros bdsm ou racy melhores que esse, né?


RECOMENDADOS: