ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

J. Michael Straczynski cria estúdio multimídia, reforça produtização da narrativa

J. Michael Straczynski, roteirista veterano de HQs e TV [que criou e produziu BABYLON 5 e escreveu nos anos 80 desenhos como HE-MAN e CAÇA-FANTASMAS], anunciou na San Diego Comicon o lançamento do Studio JMS pra desenvolvimento de filmes, séries pra TV e web, games e HQs [reativando o selo Joe's Comics na Image].

o empreendimento foi criado com a Patricia Tallman, mas o autor reforça que “o olho do furacão vai ser o que sai do meu teclado. Tudo gira em torno da criação de PI”. sendo que “PI” é “propriedade intelectual” ["IP" em inglês]. agora, é claro que esse publicitês vem pra ajudar JMS a conseguir parcerias e financiamento pros seus projetos, mas é algo que se espera mais ouvir de um executivo de Hollywood.

coisa que JMS vai ser agora mais do que nunca. só que o uso desse termo vindo de um roteirista é pra mim a produtização da narrativa. que precisam ser vendidas e aí entra o discurso publicitário / marketeiro. mas não se pode perder de vista o que se está vendendo e onde deve estar o foco principal dos esforços de alguém que trabalha com criação de histórias.

não se trata de defender a escrita como Arte nobre e a o marketing como Lixo descartável, mas de não igualar um roteiro a um hambúrguer de MacDonald’s. tem muito produto de Cultura Pop que sai pior do que uma fast food de papelão dessas, e eu adoro vários do gênero pelo lado divertido e de encapsulização de um recorte no tempo – pro bem ou pro mal.

chato é ver como a necessidade do hype é muito maior que a de uma boa história. pra mim JMS tá naquela categoria de “caras de Hollywood que chegam nas HQs com moral por terem vindo de um lugar mais alto na cadeia alimentar da escrita” de onde saíram tantos outros roteiristas medianos, cuja figura e nome são mais importantes que o material que produzem.

nessas horas eu prefiro muito mais uma posição como a da produtora Asylum Films, que se assume publicamente como a fábrica de salsicha que é.

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

O FUMO DAS ESTRELAS

Comments are closed.


RECOMENDADOS: