ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

WALKING DEAD #100 é a HQ americana mais vendida do ano, da década e deste século 21

a suspeita lançada mês passado se confirmou logo após o fim da San Diego Comicon 2012: a editora Image Comics divulgou um release com o número oficial de vendas de WALKING DEAD #100: impressionantes 383.612 exemplares. um recorde.

ajudou nesse caso que THE WALKING DEAD virou fenômeno de mídia com a adaptação em série de TV do canal a cabo AMC e de ter ao todo 13 capas alternativas

isso faz da revista não só a publicação de HQ norte-americana mais vendida do ano [batendo BEFORE WATCHMEN, AvX (AVENGERS VS X-MEN), JUSTICE LEAGUE e todos os outros títulos], como também da década e do século 21. limitei pro “norte-americana” porque TURMA DA MÔNICA JOVEM #1 vendeu cerca de 500.000. sendo que este é vendido em bancas de jornal e WD apenas em lojas especializadas.

o gibi independente mais vendido até então havia sido TRANSFORMERS em 2001. e o autoral mais vendido anteriormente havia sido DARKNESS #11, lançado em 1997 pela mesma Image e um dos seus subselos, o Top Cow. o ponto de destaque mais importante aqui – é que THE WALKING DEAD é uma HQ autoral.

a Image Comics trabalha em um esquema de repasse de royalties parecido com o dos livros de qualquer editora de Literatura e outros gêneros. não é uma empresa ou grupo de acionistas que faturam todo o lucro de WD, ou qualquer outro título mas seus autores, mas o roteirista Robert Kirkman e o desenhista Charlie Adlard. que estão nessa entrevista em vídeo do Comic Book Resources comentando a evolução da criação do gibi e seu sucesso:

ainda que estejamos falando de uma exceção – não se espera que todos os gibis da editora de repente batam os personagens da Marvel e DC – não é viagem dizer que está rolando uma mudança nos gostos dos leitores. mais e mais títulos autorais da Image Comics [e de outras editoras] vendem progressivamente melhor que vários super-heróis e outros personagens licenciados de TV e Cinema.

como se não se bastasse tudo que já está saindo atualmente, a editora anunciou uma grande leva de novos títulos este fim de semana na Comicon. não é à toa que vários criadores da Marvel e DC publicam seus “creator-owned” por lá e que a Image voltou a ser a 3ª editora no market share de HQ nos EUA.

isso só reforçou o sucesso do empreendimento fundado em cima criatividade e valorização dos autores como a base de criação de histórias e personagens legais que podem vir a gerar games, séries e filmes. nerdices à parte pra quem faz HQ esse sim é o anúncio mais importante da Comicon, um evento cada vez mais engolido por Hollywood.

bônus: a história da editora está sendo registrada no documentário THE IMAGE REVOLUTION, dirigido pelo mesmo Patrick Meaney de GRANT MORRISON – TALKING WITH GODS. olha o primeiro trailer:


Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

Vídeo: Como é fazer uma série de TV do momento? Os roteiristas-chefe respondem
RZA do Wu-Tang Clan vai levar HAPPY! de Grant Morrison ao cinema
Recordistas de prêmios no #hqmix até 2013
RAT QUEENS em desenho animado? Mas claro

Comments are closed.


RECOMENDADOS: