ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Toxoplasma: A Ligação Entre Parasita e Suicídio

E a ideia ganhou força: outro artigo descobriu, por exemplo, que antipsicóticos funcionavam tão bem quanto medicamentos antiparasíticos para restaurar o comportamento normal de ratos infectados, confirmando as similaridades entre problemas psicológicos e infecção por toxoplasma.
[...]
Os resultados foram claros: mulheres com infecções por Toxoplasma tinham tendência 54% maior de tentar acabar com a própria vida – e uma tendência duas vezes maior de conseguir. Essas mulheres, em geral, tentavam suicídios violentos (usando facas ou armas, por exemplo, em vez de uma overdose de remédios).
[...]
Os autores alertam que, contudo, que correlação não é causa. “A tentativa de suicídio é um efeito direto do parasita sobre o funcionamento do cérebro ou uma resposta imune exagerada induzida pelo parasita? Não sabemos”, reforça Teodor T. Postolache.

o artigo traduzido da Scientific American não nomeia os estudos e isso fica bem vago, mas vou dar o benefício da dúvida por ser uma revista respeitada de popularização de conhecimento científico. dá pra relacionar uma depressão a um parasita “apenas”? isso dá margem pra indústria farmacêutica a deitar e rolar ainda mais na venda de anti-depressivos. ou sua presença no organismo seria a manifestação de um conjunto de coisas? seja como for dá bastante idéia pra histórias…

e sempre adorei esse esquema ilustrado do ciclo de infecção com o gato maroto:


Posts Recentes | Recent Posts:


Comments are closed.


RECOMENDADOS: