ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

50 filmes que – supostamente – são melhores que os livros

nessa lista do site Complex. por mais que eu ame Cinema acho complicado falar isso de tantos clássicos, por mais que haja vários best-sellers ali que só ganharam esse status pelo teste do tempo. que poderia incluir A PROFECIA, e alguns outros.

apesar de ter assistido talvez à metade dos filmes, ou um pouco mais, acho que da lista toda vergonhosamente só li CLUBE DA LUTA e TUBARÃO, até porque o último é um dos filmes da minha vida – a que segundo consta eu “assisti” ainda na barriga da minha mãe – e deixaram um feto de um ou dois meses entrar no cinema. o livro do Peter Benchley nesse caso é pior mesmo, mostrando em excesso a ação do ponto de vista do bicho [como em algumas cenas do filme], o que tira muito do suspense.

e além de um sub-enredo de envolvimento da máfia com a Prefeitura do balneário vemos Ellen [Lorraine Gary], a esposa do Xerife Brody [Roy Scheider], tendo um caso com o oceanógrafo Hooper [Richard Dreyfuss] – e este sendo comido pelo tubarão. inclusive em dado momento seu corpo aparece semi-digerido na boca do monstro. o triângulo amoroso é criado pra fazer Brody se sentir um perdedor com mais força ainda, e ter que provar pra si mesmo que ainda tem autoridade. de certa forma uma mistura de retrato do então arquétipo do macho inseguro depois da emancipação feminina, do buraco econômico em que os EUA estavam com a crise do petróleo, da decepção com Nixon e tudo mais do meio pro fim dos anos 70.

não à toa boa parte dos filmes é daquela década… enfim, desviei do tema. e ainda quero falar mais sobre TUBARÃO, e seus filhotes. mas de qualquer forma fica a lista de filmes pra assistir e livros pra ler. tem muita coisa boa aí.

link via Trabalho Sujo

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

A música de Julio Iglesias que fecha um dos melhores filmes de 2011
Trailer de SHARKNADO traz um tornado de tubarões e promete um filme para pessoas corajosas
Sábado à noite com o Pé Grande do pântano
A NOITE DOS COELHOS pra começar a Páscoa

6 Responses to “50 filmes que – supostamente – são melhores que os livros”

  1. Achei a adaptação de RED melhor que o próprio quadrinho…

  2. Marcos says:

    So tem um na lista toda que eu vi-e-li, e discordo: “O noivo da princesa”/”A princesa prometida”. O filme é divertidíssimo, mas o livro é ainda mais, e sem concessões de final feliz.

    Filmes que eu achei melhores que os livros: “Ironweed”, do Babenco (baseado em “Vernônia”, de William Kennedy); “Drácula de Bram Stoker”, do Coppola; “2001″, do Kubrick.

  3. Marcos says:

    Opa, mais alguns: “Fome de viver”, “O castelo animado”, “A lenda do cavaleiro sem cabeça”, “O jardim dos Finzi-Contini”, “Blow up”.

  4. hectorlima says:

    boas dicas, Marcos, valeu!

  5. Ceci says:

    fiquei surpresa de não ver “carrie” na lista. apesar de ser do stephen king, de quem gosto muito, o filme supera o livro BY MILES.


RECOMENDADOS: