ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

HAPPY!, estreia de Grant Morrison na Image Comics, é conto natalino sobre reciclagem do lixo humano

ainda é cedo demais pra dizer sobre o que se trata HAPPY!, mini-série em 4 partes do roteirista Grant Morrison pra Image, mas o 1º número – lançado essa semana – dá uma ideia. tudo pode mudar até a última parte chegar em dezembro, mas é possível dizer que o drama policial misturado com surrealismo [um Realismo Fantástico pós-Moderno] é uma espécie de versão light de FILTH feita pro grande público. neste último, que durou 12 partes, um homem comum e amargurado tem sua vida virada de cabeça pra baixo quando se revela que ele é um agente secreto interdimensional desmemoriado que tem de enfrentar ameaças absurdas, o pior do ser humano e de si mesmo em uma viagem interior de redenção com influência visual de Giger misturada com os seriados de marionetes de Gerry Anderson. uma Jornada pelo Abismo para se se curar uma Depressão profunda, transmutar merda em ouro.

o espião está pros ingleses como o policial está pros americanos, então HAPPY! segue na época de Natal o policial Nick Sax desiludido que virou matador profissional freelancer em um serviço para eliminar irmãos de uma família mafiosa, que também estão atrás dele. todos estão atrás da senha de uma conta bancária que vai liberar milhões a quem chegar primeiro]. Sax leva um tiro e termina em um hospital dominado pelos mafiosos, que têm no bolso seus ex-colegas de profissão e um grupo de torturadores profissionais que sabem como “mantê-lo vivo e sofrendo muito” para soltar a informação que todos querem.

enquanto alucina sob efeito de remédios, Sax vê Happy [Feliz] um pequeno unicórnio azul alado que parece um desenho animado saído do comercial dos pôneis malditos. o bicho fantástico – real ou imaginário? – diz que uma garota está em perigo [meu palpite é estar dentro do saco do Papai Noel pervertido que aparece no começo; as capas futuras reforçam a especulação]. o cavalinho mágico quer ajudar o relutante e alucinado Sax a sair das mãos dos mafiosos e ajudar a garota.

apesar de já ter escrito umas edições de SPAWN sob encomenda pra Todd McFarlane nos anos 90, é a primeira vez que Morrison escreve algo autoral pra Image Comics, que ultimamente anda cooptando vários roteiristas interessantes da Marvel e DC com ajuda do poderio de Robert Kirkman e seu WALKING DEAD, cujo 100º número foi a HQ mais vendida de 2012. esse projeto não saiu pela Vertigo, o selo adulto da DC, porque a editora-chefe Karen Berger não gosta de histórias com crianças em perigo [pra não dizer abuso de crianças, no caso]. mesmo com seu cacife Morrison já teve propostas recusadas pelo selo antes [lembro de uma tal de LeSEXY, que de repente até era a base para HAPPY] e mais coisas vêm aí.

HAPPY! tem arte de Darrick Robertson, desenhista de TRANSMETROPOLITAN e THE BOYS, então é fácil imaginar como ficou traduzido todo esse imaginário decadente [que inclui cenas explícitas de balas atravessando corpos e uma cena de felação totalmente não-explícita mas que une asco e fetiche, por exemplo, fora os palavrões (pra quem se incomoda)] em ambientações sujas, fisica e metaforicamente, que contrastam ainda mais com a neve que cai na cidade – em cores lavas e luz estourada como um filme de 16MM – e o espírito natalino…

imaginei que o unicórnio Happy seria feito em um estilo ainda mais diferente que o cartunesco apresentado – Robertson e o colorista poderiam ter feito um tratamento diferente e de fato entregue o tal “visual efeito especial” como prometido nas entrevistas pra contrastar ainda mais. só que isso é desejo de fã / quadrinista meu, e o que interessa é ver onde o conto natalino de reciclagem do lixo humano pode levar. suspeito que pra uma adaptação no cinema…

compre a versão digital de HAPPY! #1 no ComiXology. abaixo – capa alternativa de Mike Allred e Laura Allred:

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

O Águia - Cabo Canaveral
SABOR BRASILIS, a novela que vai mexer com o Brasil, no UHQ
LEGEND OF LUTHER STRODE #4 pra animar o fim de semana
RAT QUEENS em desenho animado? Mas claro

Comments are closed.


Compre meus livros na Ugra Press: