ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Qual é o maior erro ao se contar histórias pra crianças? Guillermo del Toro responde

não assisti a ORIGEM DOS GUARDIÕES no cinema, e acho que deveria. a animação sobre a versão “Vingadores” dos maiores personagens de lendas infantis do Ocidente parece ser bem redonda. e tem um vilão bem sinistro. me incomoda um pouco o excesso de sanitização de histórias voltadas pra crianças. super-protegemos demais e subestimamos demais a capacidade de elas entenderem e lidarem com certos temas e situações que os adultos consideram impróprios. talvez eles mesmos não saibam lidar ainda com elas. e tenho pra mim que, por consequência, não sabem ao certo como ensinar as crianças a lidar. algumas pessoas melhor resolvidas [pelo menos do ponto de vista narrativo] apontam para caminhos interessantes, como o diretor mexicano Guillermo Del Toro, que produziu o desenho animado:

Bom, eu acho que uma das coisas é realmente tentar criar uma sensação sombria no que se conta. Um monte de gente só faz esse tipo de filme infantil higienizado super feliz-e-contente, com “sol brilhante e nuvens”. E você precisa de verdade de um elemento sombrio nele. No caso de KUNG FU PANDA 2, inventamos mesmo um vilão psicótico, sociopata. No caso do [Rise of the Guardians] temos Pitch, que é um cara incrivelmente sofisticado e articulado que tenta controlar seu medo. No caso de GATO DE BOTAS, tivemos um cara mau, que era Humpty, capaz de mudar e de fazer uma boa ação no final. Ele era incrivelmente neurótico.

E acredito que as pessoas não reconhecem que as crianças têm todos esses lados diferentes. As crianças são neuróticas, as crianças lidam com o medo, as crianças são confrontadas por impulsos realmente hostis dos adultos à sua volta e de outras crianças – e, sabe, os filmes devem reconhecer tudo isso e criar essas fábulas para ajudá-los a lidar com essas coisas.

fonte: entrevista de Guillermo Del Toro no io9 – vale ler tudo pra mais insights sobre atualização de Mitologia, criatividade e qual a linha entre o conto de fadas pra criança e a lenda sinistra pra adultos.

trailer: A ORIGEM DOS GUARDIÕES

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

Inkshot - cancelada na IDW, acolhida no Brasil
Como vai ser o tempo amanhã?
Pã-Pam: Alan Kingsberg dá aula de roteiro pra série de TV em SP
Achei sem querer meu roteiro pra Turma da Mônica

Comments are closed.


RECOMENDADOS: