ESCRITÓRIO NOTURNOTHE MAJORNECRONAUTA - O ALMANAQUE DOS MORTOSMSP - NOVOS 50

Qual o melhor controlador pra DJs tocarem atualmente?

waveforms

aguenta um pouco que vou falar sozinho aqui um pouco sobre coisas técnicas que interessam a pouca gente. estou louco pra voltar a tocar e estou atrás de um controlador. cansei de vez de gravar CDs; é um processo que tem lá sua graça mas com o tempo se tornou pra mim maçante e uma perda de tempo. carregar cases gigantes de CD por aí é um saco e com o tempo eles vão perdendo a qualidade. os CDs mais antigos que a Flávia e eu gravamos pra usar na Popscene, nossa hoje finada festa em Santos, já perderam um pouco a prata e não dá pra confiar neles, mesmo em CDJs novos.

fora que a praticidade e rapidez de se achar uma música em cima da hora quando se está tocando é muito maior. cansei de perder a oportunidade de selecionar um som legal porque não achei o CD em que estava a música que eu queria. os melhores sets que já fiz sinto que foram com um laptop, às vezes até sem controlador.

já usei um teclado Behringer UMX25 quando achei que o programa Ableton Live seria ideal para eu tocar mas se revelou um trambolhão e cheguei a conclusão que o Ableton é mais voltado pra produzir faixas do que para tocar em um clube. claro que muita gente mais habilidosa e talentosa que eu ainda o usa [e bandas o usam para disparar samples em shows], mas pra tocar pessoalmente sinto a falta de um laptop e um controlador que emule o formato de um CDJ e mixer.

NI-TRAKTOR-AUDIO6_title_shadow
o melhor programa que achei para tocar é o Traktor: é o mais versátil e intuitivo – dá uma segurança profissional também. o set do Dago, por exemplo, é bem simples: uma placa de som externa Audio 4 [ou 6] da Native Instruments, feita para ser usada com CDs ou vinis “mudos” com timecodes. assim você pode usar CDJs ou pickups e controlar fisicamente os mp3 no laptop. o Dago só usa as pickups e os vinis quando vai tocar em festivais. em suas festas regulares no Clube Neu ele só liga a placa de som no mixer da casa e controla o programa Traktor com o touchpad do laptop. tudo muito simples e prático, fácil de carregar e com uma qualidade de som incrível. e os sets são incríveis, incluem até mashups feitos ao vivo só nesse esquema.

eu não sou muito fã de usar touchpad nem pra navegar na internet, então não confio na minha habilidade pra carregar uma faixa atrás da outra em um set, quanto mais manipulá-las ao vivo. não é impossível, requer prática, mas sinto que falta a sensação de ter botões pra fazer cueing, dar play etc. uma opção bem barata e interessante – ao menos temporária – seria a boa a velha BCD 3000 da Behringer. tem muita gente boa que ainda a usa, mas eu não confio muito na placa de som dela. a externa que veio com o teclado mencionado acima [e até perdi], não tinha um som muito bom.

ddj_ergo_pioneer_big

aí que entram os controladores mais modernos, que simulam CDJs, mixer e permitem manipular samples e efeitos. um dos mais interessantes pra mim hoje em dia é o ERGO DDJ da Pioneer. separei uns vídeos de demonstração e review da loja gringa Unique Squared:

Pioneer Ergo DDJ – Demo:

Pioneer Ergo DDJ – Review:

tem também o Kontrol S2 da Native Instruments. ele foi feito pra ser usado com o Traktor; nem precisa ir atrás de um mapeamento diferente pras teclas do controlador terem a função correspondente no software.
kontrol-s2-big
Native Instruments Traktor S2 – Demo:

Native Instruments Traktor S2 – Review:

E neste vídeo uma comparação do DJ Madflip da Unique Squared entre 4 controladores: Kontrol S2, DDJ-Ergo, MC3000 da Denon e o Novation Twitch:

pra entender melhor neste post da loja tem uma transcrição do vídeo.

a conclusão a que cheguei é que, por mais bonito que o Ergo DDJ seja, o Kontrol S2 [vencedor da comparação no vídeo acima] parece o mais confiável e só pelo fato de ter os botões de cada lado espelhados já oferece uma grande vantagem. outras são controle de volume de booth e compatibilidade instantânea com o programa Traktor. a qualidade de som é garantida por ter uma placa de som interna da NI, não precisa comprar uma externa como a Audio 6 nesse caso.

e pra carregar sem estragar o S2 tem umas opções de mochilas feitas especialmente pra isso, como a EFX da Monocase, a Big Namba e a SA-02 da Fusion.

então é atrás do Kontrol S2 que eu devo ir. nada escrito aqui é verdade absoluta pra todo mundo, que fique claro. cada pessoa tem sua própria sensibilidade e estilo, cada um tem que ver o que funciona melhor pra si. eu acho que esse é o que deve funcionar pra mim. existem muitos set-ups diferentes de hardware e software por aí, o negócio é pesquisar bastante pra ver o que rola melhor pra cada um.

Leitura recomendada:

last-night-a-dj-saved-my-life-book todo-dj-ja-sambou-livro batidao--historia-dofunk-livro

Posts Recentes | Recent Posts:

Leia também: / Read More:

Música nova do The XX pra dormir com os anjos
Rádio rock? Melhor ouvir Thiaguinho
Saudade de fazer um set
Viagem ao mundo de los espiritos

10 Responses to “Qual o melhor controlador pra DJs tocarem atualmente?”

  1. Paulo Sergio Quaglio says:

    Estou com uma dúvida entre a controladora Hercules Dj Console RMX2 e a Behringer CMD 4 Studio qual é melhor gostaria da sua opinião.

  2. Livio says:

    Eai, fez a compra?
    O que achou?

    • hectorlima says:

      não comprei nenhum ainda.
      mas apareceu um controlador novo que provavelmente vai ser minha escolha: o Pioneer DDJ-WeGo.
      dá uma procurada no Youtube, parece sensacional, barato e compacto sem perder as funções.

      • hectorlima says:

        Acho que vai ser a minha também! Quando comprar atualizo o post.

  3. Robson says:

    E ae Hector, frmz? Comprei uma Denon MC3000 recententemente e veio com o Virtual DJ. Me parece que com o Traktor eu teria mais possibilidades de efeitos. Será que consigo mudar para o Traktor?

  4. Sergio says:

    Bom dia,

    Se interessar à alguém, estou vendendo uma controladora BCD3000, nova, na caixa, em ótimo estado e praticamente sem uso. A utilizei pouquíssimas vezes em casa. estou vendedo porque adquiri um par de CDJ’s.
    À quem interessar, fiquem à vontade para entrar em contato por e-mail (ssrenf@yahoo.com.br).

    Att.,
    Sergio

  5. Dj Strela says:

    Numark N4! Sou Dj a mais de vinte anos e já tive várias experiencias com Cdj, mixers e controladoras. Mas entre todas gostei muito da N4. 4 decks, mixer com entradas separadas, suporte a timecode. Traktor, Virtual Dj, PCDJ, Serato, Mix Vibes…Todos reconhecem ela! E seu tamanho, é exelente. Pena não ter pads para sampler, mas com o Traktor da para colocar junto um NanoPad Korg. Abraços!

  6. Araujo_Sergio says:

    Fala ai galera, blz?!
    Venho algum tempo lendo, caçando sobre controladoras e qual melhor se encaixa(funções)p/musica eletrônica.
    E sempre que deixou p/ comprar vejo que tem novidades no mercado. Estou de olho nas Controladoras Pioneer Ddj Sr , Ddj-s1 e agora meu coração está de olho na Pioneer Xdj-r1.
    Essa dúvida está me complicada… alguém poderia me dar uma luz ?
    Acho q dessas todas que falei a melhor para musica eletrônica seria a Ddj-s1…. O q vocês acham??

    Abraço DJS

  7. Matheus falcao says:

    Qual é a opniao de voces sobre o pionner ddj-sb? Ele seria meu primeiro controlador.
    Obrigado


RECOMENDADOS: